terça-feira, 13 de março de 2018

O que eles disseram

Nova operação da PF em IEF intimida e serve ao desmonte das Universidades pelo Ensino Pago  A operação desta terça-feira é absurda e se confronta com a importância e lisura das Universidades Públicas pois, conforme recente Ranking, das 10 melhores Faculdades do País 10 são exatamente com Ensino gratuito. Este é o objetivo central do Governo Temer.

Doria avisou: cunhado pode afundar Alckmin  Em agosto do ano passado, o "prefake" João Doria, que bicou seu padrinho político na disputa pela vaga do PSDB nas eleições presidenciais, insinuou que um sinistro cunhado ainda poderia detonar as pretensões de Geraldo Alckmin.

Os perigos do mundo neoliberal  Uma das características mais marcantes da avaliação dos custos das reformas ditas "liberais" – o mais correto seria dizer neoliberais, pois o liberalismo político é democrático e depois de Weimar é também "social"- é a sua quantificação economicista.

8 de Março na Argentina superou o “feminismo”  Nesta Argentina onde as manifestações das mulheres, agrupadas atrás da consigna "Nem uma a menos", tem sido uma das vanguardas dos protestos internacionais do 8 de março, os números, desta vez altíssimos, de centenas de milhares (fala-se 500 mil), não foram a única novidade. O notável foi o salto qualitativo e político embutido na paixão guerreira e na diversidade dos cartazes, protestos e palavras de ordem.

Uma matéria “isenta” e com base “em estudo” de A Pública e a história do diabo que mora nos detalhes  Recebi um link de matéria de A Pública cujo título é: "Jovens se afastam de páginas engajadas e interagem com imprensa tradicional, revela estudo". O que mais chama à atenção no “estudo” é que ele parte do princípio que as “páginas da imprensa tradicional costumam adotar um tom mais neutro”.

Resistir: defender a Eletrobras  O combate à privatização da Eletrobras é o novo centro da luta política contra Michel Temer. Neste processo permanente de resistência, a venda da estatal estratégica para o desenvolvimento nacional tornou-se a face mais visível da agenda de desmonte do Estado brasileiro patrocinada pelo governo golpista


Aos apoiadores tímidos de Lula  É muito oportuno que se deflagre imediatamente pelas redes sociais, pelos meios que estiverem ao alcance do povo, um grande boicote aos telejornais, principalmente ao Jornal Nacional, que não demonstra nenhum pudor em torcer informações e influenciar decisões do Judiciário, em boa parte manietado por esta imprensa poderosa que, após domá-lo à moda behaviorista, leva-o na direção que quer.

Água não se nega  Milhões de brasileiras e brasileiras foram educados no campo sob a força ética de uma frase: “água não se nega”. Escondido nestas quatro palavras, o vigor de um conceito ético: água é de todos, água não tem dono, água não é um bem privado, água é um bem comum.

Assim falou Jucá!  Sem perceber o Tribunal criou o seu contrário! Os ventos e as águas da história se sacodem pra valer e, como tem de ser, esse mesmo STF irá sofrer as consequências da sua irresponsabilidade institucional. A história não cessa com Carminha e seus encontros com o vampiro e o "troco da fatura" vem em muito breve .

Guerra ao crime de lesa-pátria  Um governo ilegítimo, nascido de um golpe de Estado, condena o Brasil a interromper o seu desenvolvimento tecnológico e o impede, deliberadamente, de se projetar internacionalmente. Trai a nação ao entregar um inestimável acúmulo de capital científico e tecnológico e expõe a segurança aérea do País aos interesses de uma empresa privada estrangeira. Isso tem nome e se chama crime de lesa-pátria

Entre Karl Marx e Darcy Ribeiro  A similaridade do pensamento de Marx e Darcy se completa quando analisamos os perfis das classes dominantes, e ponderamos sobre os processos civilizatórios em suas particularidades.

Ciro Gomes é o 'plano B' do PSB  Pedetista não tem rejeição no Nordeste, onde a força socialista se faz presente sobretudo em Pernambuco. Portanto, sem Lula, fica cada vez mais crível a composição PDT-PSB nas eleições 2018.

Para prender Lula, o TRF4 acelera e o STF retarda  Para condenar o Lula, a Justiça tem pressa, mas quando é para julgar algo que pode eventualmente beneficiar Lula e outros tantos milhares de brasileiros e brasileiras que podem ir para a prisão injustamente, o Judiciário é moroso e sequer põe em voto algo que sabe que está pronto a ser decidido.

Virou pó! Até o PSDB rejeita Aécio  Personagem central do golpe dos corruptos que depôs Dilma Rousseff e alçou ao poder a quadrilha de Michel Temer, Aécio Neves vive os seus piores dias e paga pelos seus pecados.

O pecado original da República  Nossa república, que nasceu de um golpe civil-militar, sem participação da população, que viveu os seus primeiros anos sob a orientação daquela elite alienada e dos militares; uma república que quando se abriu ao processo eleitoral o fez de forma censitária, privilegiando as pessoas “de bem”, leia-se: eleitores eram aqueles que possuíssem bens, proprietários e rentistas.

Mulheres lideram o movimento contra o golpe no Brasil  Quem assistiu às ações da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra, não pôde deixar de se emocionar com a adesão massiva de acampadas e assentadas por todo o país com bandeiras de luta que são o espelho de um levante contra a opressão das mulheres e de um povo.

Considerações sobre os novos ataques da Lava Jato  A recente reunião, a portas fechadas, entre representantes do FBI e membros da Lava Jato já começa a dar frutos. A Lava Jato voltou a atacar a economia brasileira com força total. A Lava Jato, braço armado do golpe, tenta submeter a sociedade brasileira pelo cansaço.

Eleição com deflação favorece oposição  Os neoliberais, que comandam a Fazenda e o Banco Central, estão apavorados com o avanço do subconsumismo, que joga para baixo não apenas a inflação e os juros, mas também, e principalmente, os investimentos (só 11,5% do PIB em 2017!), sem os quais a economia continuará afundando.

Carminha quer prender Lula  A presidenta do STF Cármen Lúcia, a Carminha, não pautou a análise das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que tratam de prisão após condenação em segunda instância. Com isso, fica mais difícil o ex-presidente não cumprir antecipadamente a pena de 12 anos e um mês no caso do triplex.

Privatização da política  A política brasileira foi privatizada e o atual governo fez retroceder direitos sociais conquistados nos últimos 70 anos. A cereja do bolo dessa privatização do público seria a reforma da Previdência, uma antirreforma, que teria por objetivo engordar os fundos de pensão e os planos de previdência privada.

Igualdade entre mulheres e homens: um sonho a mais  A luta pela igualdade entre homens e mulheres é uma afirmação politica central no processo civilizatório. Essa luta começa e recomeça todos os dias, desde o instante que acordamos e deve constituir os nossos sonhos, aqueles que temos quando dormimos, e aqueles pelos quais lutamos, acordados.

E se Lula fosse FHC?  Os 200 agentes da PF teriam invadido sua casa, vasculhado o guarda-roupa, revirado o colchão, confiscado o netbook do seu neto numa simples intimação? E como teria sido a votação no STJ se o ex-sindicalista fosse um sociólogo e integrasse um partido, cujo programa foi elaborado no gabinete de Jorge Serpa, braço direito de Roberto Marinho?

A classe média convicta da herança de dona Marisa  O fato é que não é a mentira, em si, que dá curso ao boato, mas o ambiente criado em larga escala em torno dela que promove sua aceitação. Veja o noticiário econômico da TV Globo: é construído principalmente por fake news. Quem não tem experiência jornalística não é capaz de entender o grau de manipulação a que está sujeito.

Piada Pronta Nacional  O DEM, de ACM Neto em Salvador, fez um encontro em Brasília. Escolhe ACM Neto para presidir o partido e lança Rodrigo Maia para presidente do Brasil em 2018. O DEM, é bom lembrar, nasceu na ditadura com o nome de ARENA. Sustentava o regime militar e sua política de mordaça nas liberdades democráticas e seus escândalos econômicos escondidos nos empastelamentos dos jornais

Mulheres entregam abaixo-assinado ao STF e exigem a anulação do Golpe  Ficamos confortáveis com os nossos gritos exigindo que o STF julgue o Mandado de Segurança, impetrado pela defesa da presidenta junto à corte. Entre os vários ataques sofridos por Dilma um se destaca: a misoginia.

A mulher amada no tempo da dita  Há um sentimento que unifica mulheres grávidas primeiro. É um anterior coração que bate no peito da gente sem que a consciência organizada o compreenda. 
 
O elogio da mulher no seu dia  As mulheres são mais da metade da humanidade. E são também as mães e irmãs da outra metade que são os homens. Como não tratá-las com carinho e cuidado que merecem? Foram elas que nos puseram neste mundo.

A luta pelos direitos das mulheres é estratégica para o desenvolvimento do país  Tradicionalmente março é um mês em que se joga luz nas questões femininas. Embora essa pauta seja constante e mereça atenção permanente nos debates e construções de novas formas de pensar a mulher na sociedade, é útil aproveitar esse período de maior sensibilidade para reforçarmos questões estratégicas à luta cotidiana.

Nenhum comentário: