quarta-feira, 12 de julho de 2017

A condenação de Lula e suas repercussões



Moro condena Lula a nove anos e meio de prisão



Mesmo sem ser dono do chamado triplex do Guarujá, que pertence à empreiteira OAS, o ex-presidente Lula foi condenado nesta quarta-feira 12 pelo juiz Sergio Moro a 9 anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo a denúncia do MPF, Lula teria recebido R$ 3,7 milhões em propina por conta de três contratos entre a OAS e a Petrobras.

A reforma de um apartamento no Guarujá e do pagamento do armazenamento de bens de Lula seriam parte desse benefício, segundo o MPF.

No último dia 20, a defesa do ex-presidente sustentou, em suas alegações finais no processo, que a OAS não tinha direitos para repassar o triplex a Lula, uma vez que todos os direitos econômicos e financeiros sobre o imóvel foram passados para um fundo gerido pela Caixa Econômica Federal.

Defesa vê “investigação politicamente motivada”

Em nota, os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, que defendem o ex-presidente Lula, afirmam que "o juiz Moro deixou seu viés e sua motivação política claros desde o início até o fim deste processo. 

Seu julgamento envergonhou o Brasil ao ignorar evidências esmagadoras de inocência e sucumbir a um viés político, ao mesmo tempo em que dirige violações contínuas dos direitos humanos básicos e do processo legal. 

O julgamento prova o que argumentamos o tempo todo - que o juiz Moro e a equipe do Ministério Público na Lava Jato foram conduzidos pela política e não pela lei". 

A defesa ressalta que Lula é inocente, vítima de lawfare e diz que "o processo foi um enorme desperdício do dinheiro dos contribuintes e envergonhou o Brasil internacionalmente".

Renan: erro de Moro será reparado

Ex-líder do PMDB e agora na oposição ao governo Temer, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) diz em vídeo que "condenar sem provas é sempre inadmissível, muito mais quem tirou o Brasil do mapa da fome e foi reconhecido pelos líderes mundiais". Para Renan, a sentença proferida pelo juiz Sergio Moro, que ele chama de "erro", "certamente será reparada".

Moro admite que Lula foi o presidente que mais combateu a corrupção

Na sentença publicada nesta quarta-feira 12, o juiz Sérgio Moro reconheceu a "liderança política" de Lula ao investir na Polícia Federal, na Controladoria-Geral da União e manter a independência do Ministério Público Federal.

Para o juiz, "é certo que não se trata de exclusiva iniciativa presidencial, já que o enfrentamento à corrupção é uma demanda decorrente do amadurecimento das democracias, mas o mérito da liderança política não pode ser ignorado".

Dilma: condenação de Lula é um escárnio e envergonha o Brasil

Presidente legítima deposta pelo golpe em 2016, Dilma Rousseff divulgou uma nota em que classifica como "um escárnio" a condenação do juiz Sergio Moro contra o ex-presidente Lula a 9 anos e meio de prisão.

"Uma flagrante injustiça e um absurdo jurídico que envergonham o Brasil. Lula é inocente e essa condenação fere profundamente a democracia", critica Dilma.

"Sem provas, cumprem o roteiro pautado por setores da grande imprensa", acrescenta, denunciando em seguida uma "perseguição sem cartel" sofrida pelo ex-presidente "há anos".

Ela também critica a aprovação, na noite de ontem, do "fim da CLT"; "O país não pode aceitar mais este passo na direção do Estado de Exceção. As garras dos golpistas tentam rasgar a história de um herói do povo brasileiro. Não conseguirão", diz.

Rui: ‘Querem impedir candidatura de Lula, um clamor popular’

O governador da Bahia, Rui Costa, também saiu em defesa do ex-presidente Lula, que foi condenado nesta quarta-feira pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão; "Lamento a decisão tomada pelo juiz Sérgio Moro. Foi uma condenação sem prova. No contexto em que foi proferida, me parece muito mais uma perseguição política do que uma decisão baseada em fundamentos técnicos. É mais uma tentativa de impedir a volta de Lula à presidência, um clamor popular que incomoda aqueles que estão usufruindo das benesses do poder", disse Rui

Réus que acusaram Lula recebem benefícios de Moro

Outros dois réus condenados na mesma ação penal que o ex-presidente Lula, o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, e Agenor Franklin Medeiros, ex-executivo da empreiteira, receberam benefícios do juiz Sergio Moro na sentença; ambos fizeram acusações contra o petista em depoimentos no processo

Moro diz que excesso de trabalho o impediu de ler documentos de processo de Lula

O juiz Sergio Moro conseguiu que sua vara ficasse dedicada apenas às ações da operação Java Jato, mas afirma que "as centenas de processos complexos" o impediram de ler os documentos da ação na qual condenou o ex-presidente Lula; na sentença, ele assume que sua vara foi informada de que mandou interceptar o ramal central do escritório dos advogados de Lula, mas que os documentos "não foram de fato percebidos pelo juízo", por causa do excesso de trabalho

Wagner: ‘Toda essa perseguição deixa Lula mais forte’

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner, avalia que a condenação pelo juiz Sérgio Moro vai deixar o ex-presidente "mais forte".

Wagner também vê "decisão política" na sentença do magistrado de Curitiba; "Essa condenação sem provas, como ficou claro, é mais um absurdo cometido contra o presidente Lula. 

Jamais houve na história do Brasil alguém tão perseguido. Mas Lula resiste: quanto mais o atacam mais cresce seu apoio popular, expresso nas pesquisas. 

Em sentença, Moro admite ter errado na divulgação de grampo que derrubou Dilma

Na sentença em que condenou o ex-presidente Lula, o juiz Sergio Moro admitiu que pode ter errado no episódio em que tornou público os grampos de conversas entre Lula e Dilma Rousseff.

Os grampos foram gravados ilegalmente pela Polícia Federal, uma vez que a autorização da Justiça já havia terminado, e foram vazados à imprensa.

Na conversa, Dilma e Lula falam sobre o termo de posse para que o petista assumisse o cargo de ministro da Casa Civil

Gleisi: ‘lamentável que um juiz se dê ao papel de fazer política’

Presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), qualificou como "lamentável" a decisão do juiz federal Sérgio Moro que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9,6 anos de prisão.

Segundo ela, é condenável que um magistrado "se dê ao papel de fazer política" visando excluir Lula da disputa presidencial de 2018.

"Lá no fundo, eu achava que o juiz Sergio Moro daria valor ao seu diploma, àquilo que aprendeu na universidade, e inocentasse Lula, pelo fato de não ter nenhuma prova contra ele", lamentou.

"Foi uma decisão política, sem provas", feita para "prestar contas à opinião pública", afirmou; ela também diz ter conversado com Lula e este teria se mostrado "tranquilo" acerca da condenação. 

PT deverá recorrer da decisão de Moro em tribunais internacionais

Para o PT a condenação de Lula representa ataque à democracia

Em nota oficial, o Partido dos Trabalhadores classificou a sentença do juiz Sergio Moro contra o ex-presidente Lula de "medida equivocada, arbitrária e absolutamente ilegal, conduzida por um juiz parcial, que presta contas aos meios de comunicação e àqueles que não aceitam a trajetória de sucesso de Lula na presidência".

Damous: “Sergio Moro agiu como justiceiro, acusador”

"Sentença se presta a interferir no jogo político", disse o deputado do PT em discurso na Câmara nesta quarta-feira 12, sobre a condenação do ex-presidente Lula a 9 anos e 6 meses de prisão.

Wadih Damous destacou que, "enquanto estamos discutindo o destino de um presidente da República acusado da prática de crime comum, Sergio Moro, como é de praxe na sua atuação, vai em busca dos holofotes, da celebridade"; assista

Moro proíbe Lula de exercer cargos públicos por 19 anos

Na decisão que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9,6 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o juiz federal Sérgio Moro também determinou que ele fique impedido de ocupar ou exercer cargo ou função pública por um período de 19 anos, além do pagamento e multa no valor de 669,7 mil; decisão de Moro, contudo, ainda precisa ser confirmada em segunda instância; Lula poderá recorrer da sentença em liberdade

Flávio Dino: tentar tirar Lula de 2018 não é compatível com as leis

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), criticou a decisão do juiz federal Sérgio Moro em condenar o ex-presidente Lula a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex do Guarujá (SP) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

"Tentar forçar a inelegibilidade do presidente Lula, sem provas consistentes, não é algo compatível com a Constituição e com as leis", afirmou Dino, ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Quando o MPF denunciou Lula, um dos procuradores Henrique Pozzobon admitiu não existir "prova cabal" de que o petista é "proprietário no papel" do tripléx

Pimenta: eleição sem Lula não será tolerada nem permitida

Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) critica duramente a "decisão política de um juiz partidário" contra o ex-presidente Lula e afirma que uma eleição sem o petista em 2018 "não será tolerada, nem permitida"; "Vamos às ruas, às praças e ao parlamento em defesa da democracia e do ex-presidente Lula", disse; para ele, a sentença do juiz Sergio Moro proferida nesta quarta-feira 12 "entrará para a história do Brasil como uma das mais lamentáveis já produzidas"

Lindbergh convoca povo na rua contra condenação de Lula

Líder do PT no Senado convoca manifestações nas cidades brasileiras em protesto contra a "condenação sem provas" do ex-presidente Lula pelo juiz Sergio Moro, que classificou como "escândalo".

"É hora de ir para cima, não é hora de ficar intimidado", diz ele. Lindbergh Farias alerta que eleição em 2018 sem Lula "não é eleição, é fraude" e coloca em dúvida se o PT deve participar de uma disputa sem a participação do ex-presidente.

"Não vivemos em uma situação de normalidade democrática, isso não é democracia. Isso é um estado de exceção. Nossa reação tem que ser muito forte", ressaltou.

Frei Betto: condenação revela mais sobre Moro do que sobre Lula
Frade dominicano e escritor, Frei Betto vê perseguição por parte do juiz Sergio Moro contra o ex-presidente Lula.

Para ele, a condenação desta quarta-feira 12 "revela mais quem é o juiz Moro do que quem é" o petista



Nassif diz que Moro perdeu na manipulação contra Lula

"O tempo excessivamente longo, o uso excessivo de factoides, o trabalho pertinaz de um advogado detalhista, Cristiano Martins, desmontaram a arquitetura montada para a Lava Jato. Cada vez mais ficam nítidos os instrumentos de manipulação das sentenças, a diferença entre a delação induzida e a prova concreta", escreve o jornalista

Sidney Rezende: ‘Lula fora da disputa presidencial poderá tornar processo ilegítimo’

Jornalista alerta que se o ex-presidente for impedido de concorrer em 2018 à presidência da República, esta condição poderá colocar a eleição sob suspeita e o resultado, qualquer que seja, ser entendido pelo povo como "ilegítimo"; para ele, a Justiça tem a obrigação de ser convincente para que suas decisões sejam compreendidas e assimiladas; "Caso contrário, teremos mais quatro anos de crise", diz; assista ao vídeo de seu comentário

Tijolaço: “o cisne Moro cantou. Com medo e desafinado”


"Juridicamente, seria uma peça risível, se não fosse um retrato trágico do que ocorreu com a Justiça brasileira e a motivação de um processo político autoritário que atirou o Brasil no caos institucional já registrado desde os anos da ditadura", escreve o jornalista Fernando Brito, do blog Tijolaço; para Brito, a sentença "ela atira o país num impasse radicalizado que deixará descoberta de legitimidade a disputa eleitoral de 2018, se Lula dela for excluído"

Lula ocupa 1º posição mundial dos trending topics no Twitter


A repercussão da sentença do juiz federal Sérgio Moro contra o ex-presidente Lula dominou as redes sociais na tarde desta quarta-feira (12); o ex-presidente Lula foi o assunto mais comentado no Twitter em todo o mundo por volta das 15h13 desta quarta.


A posição era mantida ainda por volta de 21h. No Brasil, além de Lula, o nome do juiz Sergio Moro também ganhou destaque.

OAB-RJ manifesta repúdio por termos da sentença de Moro

A seção do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil fará uma denúncia contra o juiz federal Sérgio Moro por conta dos termos abusivos usados contra os advogados de Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula.

Na sentença na qual absolve Okamotto, Moro disse que o fazia “apesar do comportamento inadequado do seu defensor”.

Rogério Correia: peça de Moro contra Lula é uma piada

Para o deputado estadual Rogério Correia (PT-MG), Sérgio Moro "é um juiz que atua como um político tucano. Só que ele é um juiz, daí a necessidade de reverter na segundo instância"; na opinião de Correia, a peça na qual Moro acusa Lula por lavagem de dinheiro e corrupção passiva é "uma piada"; assista

Moro condenou o compromisso com a erradicação da miséria, diz Luis Felipe Miguel


"Covarde, afina diante de suas vítimas, mas, por escrito, sentindo-se garantido por seus protetores, fala grosso", descreve o cientista político, sobre o juiz que condenou o ex-presidente Lula a 9 anos e 6 meses de prisão.



"Que a nossa classe média tenha escolhido este sujeito como seu messias é uma demonstração de quão vivo permanecem seus traços distintivos, que sempre foram uma força negativa na história do Brasil: o ódio aos pobres", diz ele.


Governadores dizem que sentença de Moro é ‘incompatível com a Constituição’


Os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT), e do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), se posicionaram contra a condenação do ex-presidente Lula pelo juiz federal Sérgio Moro.



Dino afirmou por meio de rede social que “tentar forçar a inelegibilidade do presidente Lula, sem provas consistentes, não é algo compatível com a Constituição Federal, nem com as leis”.

Já Dias disse que a condenação “já era algo de se esperar”, dando a entender que a questão teve cunho pessoal por parte do magistrado.

Justiça brasileira gosta de bandido, diz Robson Sávio

"Como nossa 'justiça' é bela, isonômica e justa", ironiza o cientista político, lembrando que, enquanto Lula é "condenado sem provas", Aécio está solto, "com milhares se provas".


"Temer absolvido, atolado num lamaçal de corrupção, até com gravação", completa.

Nenhum comentário: